Sabão JUBILEU



Dia do Meio Ambiente







































CNBB noticia entrega da Fábrica do Sabão Jubleu à comunidade


 Uma pequena iniciativa tem mobilizado os moradores do bairro Alagadiço em Juazeiro (BA). Voluntários do Movimento dos Vicentinos da Paróquia São Cosme e São Damião que representa o Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário (GASH), tomaram a iniciativa de recolher óleo de cozinha usado para fabricar sabão. A diocese de Juazeiro da Bahia, em comemoração ao seu Jubileu de ouro “50 anos de missão a serviço da vida,” faz entrega da fábrica de sabão Jubileu à comunidade, dia 05 de Junho de 2012, dia Internacional do Meio Ambiente. A Fundação Banco do Brasil também contribuiu com a iniciativa, com a doação de veículo e máquinas para fabricação do sabão ecológico. A consciência dos moradores e da vizinhança que a cada litro de óleo jogado no esgoto ou na pia da cozinha, contamina um milhão de litros de água, fez com que a comunidade passasse a levar o óleo usado de suas casas para a Paróquia. Está tudo preparado para o evento com atos simbólicos como, receber visitantes na fábrica, exibição do projeto acontecerá no espaço Parque Lagoa do Calú, a partir das 16h, com a abertura do local à visitação. Aqueles que levarem óleo usado receberão sabão ecológico. Veja a matéria no site da CNBB http://www.cnbb.org.br/site/regionais/nordeste-3/9495-diocese-de-juazeiro-entrega-fabrica-de-sabao-jubileu-a-comunidade
 


Projeto ambiental vira mini-indústria de sabão em Juazeiro

E-mailImprimirPDF
sabaojubileu1Foi assinado hoje, 14, na agencia do Banco do Brasil (BB) em Juazeiro (BA) o contrato que firma a parceria entre a Fundação BB e o Projeto Grupo de Apoio Social e Humanitário (GASH), ligado à diocese de Juazeiro, para a criação de uma mini-indústria de sabão à base de óleo de cozinha usado. A iniciativa que visa proteger o meio ambiente é consolida um projeto que vem sendo levado a cabo há cinco meses por voluntários do Movimento dos Vicentinos e paróquia do Cosminho, que representa o GASH.
A assinatura do contrato teve a presença da representante da Fundação BB, Carmem dos Santos, do gerente da agência do BB de Juazeiro e do presidente do GASH, padre José Filipe Pulpahyil. “Cada litro de óleo que jogamos no esgoto ou na pia da cozinha contamina um milhão de litros de água. Por isso, nesse ano em que a Campanha da Fraternidade nos pedia ações de proteção ao meio ambiente, decidimos iniciar esse projeto. Surgiu então a ideia do Sabão Jubileu”, explicou o padre.
sabaojubileu2Atualmente os voluntários do projeto trabalham de forma artesanal no quintal da paróquia do Cosminho, no Bairro Alagadiço, produzindo cerca de 400 litros de sabão por mês. Para isso eles recolhem em média 200 litros de óleo na vizinhança, evitando que o líquido seja despejado no Rio São Francisco. Além de promover a consciência ecológica, o projeto também viabiliza a aprendizagem de uma atividade que pode possibilitar renda extra para famílias carentes.
Com a assinatura do contrato, a Fundação Banco do Brasil irá doar máquinas para fabricação, corte e embalagem do sabão e também um carro para recolher óleo na cidade. A produção do sabão, que era feita de forma manual, passará a ter características de uma mini-fábrica. “Teremos capacidade de produzir oito toneladas de sabão por mês, reaproveitando quatro mil litros de óleo usado. Mas para isso precisaremos também do apoio da população, nos ajudando com doações de óleo”, informou padre José Filipe.
Os voluntários produzem atualmente sabão em pedra e líquido, que são vendidos a preços simbólicos. A barra do sabão em massa custa R$ 1,00, e meio litro do sabão líquido custa R$ 0,50. O nome Sabão Jubileu foi escolhido para homenagear os 50 anos da diocese de Juazeiro.
Quem quiser contribuir com o trabalho de preservação ao meio ambiente doando óleo de cozinha usado pode entrar em contato com a paróquia através do telefone (74) 3611-8639. 
Favor conferir


http://www.cnbb.org.br/site/regionais/nordeste-3/7609-projeto-ambiental-vira-mini-industria-de-sabao-em-juazeiro

Vamos cuidar da natureza...sua colaboração é muito importante!
O Projeto Sabão Jubileu, promovido em Juazeiro pela Paróquia do Cosminho e Movimento dos Vicentinos, continua chamando a atenção da comunidade juazeirense sobre a importância de preservar o meio ambiente. Assista à 2ª  materia produzida pela TV São Francisco e nos ajude a proteger o meio ambiente:



Entre em contato com a Paróquia do Cosminho, no Bairro Alagadiço em Juazeiro, para doar óleo de cozinha usado. O telefone da paróquia é (74) 3611-8639.

Lançamento Oficial do Sabão Jubileu: Entrega oficial ao Bispo Dom José Geraldo,Prefeito Issac Carvalho e Deputado Federal Daniel Almeida









 Reportagem na TV











Voce sabe fazer sabão? Projeto Gash e Vicentinos de Juazeiro vai te ensinar.

O Gash e Vicentinos de Juazeiro realizarão uma grande campanha para ensinar fazer sabão, a partir de restos de óleo de cozinha.

O projeto visa promover a consciência ecológica, além de, viabilizar a aprendizagem de uma atividade que pode possibilitar renda extra para famílias carentes.

Imagine que 01 (um) litro de óleo, jogado no ralo da pia de cozinha, pode contaminar um milhão de litros de água.

Veja foto dos primeiros ensaios.

Os primeiros lotes fabricados serão uma tiragem especial com o nome "SABÃO JUBILEU”  em homenagem aos 50 anos da Diocese de Juazeiro.
SÃO PEQUENAS AÇÕES QUE TRANSFORMAM O MUNDO.